Próximo Evento

Próximo Evento
Próximo Evento

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Medéia ( 1987) de Lars Von Trier

       Lars Von Trier  é muito conhecido por seus polêmicos filmes "Anti - Cristo, Dogville, Manderlay, Os Idiotas  e Dançando no Escuro", obras que lhe deram projeção internacional, mas antes da realização desses filmes, ele produziu alguns curtas - metragens e  filmes para TV. Dentre essas produções para TV realizou uma adaptação da obra do escritor grego Euripides. Esse trabalho foi feito em 1987, período que diretor ainda não era um nome recorrente nos principais festivais de cinema, fato que ocorreu posteriormente. " Medéia" é uma adaptação que não mantém uma fidelidade ao texto original, mas também não o transgride  de modo radical. Esse filme nasceu de uma livre adaptação que outro cineasta tinha escrito para obra. Carl T. Dreyer, um dos maiores diretores e um dos primeiros da Dinamarca a ter sua  produção cinematográfica reconhecida pelo seu valor estético,  escreveu o roteiro para adaptação de Medéia  e não o  realizou, mas que bom que Lars Von Trier levou esse projeto de Dreyer à sério, transformando o  em uma grande obra. 
      "Medéia"  apresenta uma beleza visual incrível, vale a pena  conferir para que não achem  que  é apenas impressionismo, o filme  mostra um pouco das terríveis violências que o humano é acometido, mas de forma sutil, sem os exageros catárticos  que se tornaram imagens já clássicas nos  principais filmes de Lars Von Trier. A obra é um mergulho na dor e retaliações vividas pela alma feminina. A perspectiva dessa adaptação dá mais atenção para os tormentos que afligem Medéia, diferente da adaptação do Pasolini de 1970 que busca ser mais fiel a concepção grega e as trajetórias tanto de Medéia como de Jasão. 
   Nessa realização para a TV, Lars Von Trier abusa das experimentações visuais com  sobreposições e justaposições de imagens para simbolizar as tensões de Medéia, o uso de imagens desfocadas propõem um densidade ao filme que lançam o espectador a uma atmosfera atemporal. 
     Em suma,  para quem se interessar deixarei o Torrent com legendas em português pra baixar o filme. Essa semana  vi um documentário sobre o Charles  Bukowski e um dos seus comentários em resposta a um leitor sobre sua obra e sobre o amor ele dizia "O amor têm seu próprio inferno e agonia" para mim essa frase define "Medéia de Lars Von Trier ....

Fábio Jota ...

http://www.youtube.com/watch?v=ZKoa3OJsDNY
http://trixxx.com.br/?p=6345
http://www.megaupload.com/?d=KKNJS1ZT ( Só baixa por sistema de Torrents, as legendas em inglês e português estão incluídas, sugiro instalar o programa U Torrent ) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário